Laserterapia

Lesão por Fricção – Skin tear

Categoria: Enfermagem especializada


Considerada uma “ferida traumática”, ferida rasa, limitada a derme, associada a um traumatismo mecânico, tem como principal característica a presença de retalho de pele, parcial ou totalmente separado do leito da lesão.

Com a idade, ocorre uma perda de espessura da pele, perda da força tênsil e elasticidade da pele, diminuição do turgor, bem como a diminuição da absorção do impacto. A produção de glândulas sudoríparas e sebáceas também reduz com a idade, tornando a pele desidratada, ressecada e sem elasticidade, consequentemente tornam a pele mais fragilizada.

A idade avançada é um dos principais fatores de risco para lesões por fricção, pois as alterações fisiológicas inerentes ao envelhecimento diminuem a capacidade da pele de se proteger de agressões externas.

Algumas patologias como doenças cardíacas, pulmonares e vasculares apresentam maior risco e a probabilidade aumenta ainda mais quando associadas a demência, diminuição da acuidade visual, dificuldade na marcha e estado nutricional deficitário.

As lesões podem ser localizadas em qualquer parte do corpo, mas ocorrem com maior frequência nos membros superiores e inferiores, especificamente no dorso das mãos, braços e na região da tíbia.

Fricção e cisalhamento são resultantes do contato da pele com a superfície agressora, que pode ser:

  • fita adesiva;
  • grades da cama;
  • cadeiras de rodas;
  • quinas dos móveis;
  • lençóis; e
  • até mesmo a mão do cuidador.

Cuidados imediatos se fazem necessários para evitar dor, sofrimento e até mesmo infecções.

Novas tecnologias foram desenvolvidas para prevenção e tratamento este tipo de lesão.


Luciane Barcelos Martins

Enfermeira Estomaterapeuta - COREN/RS 59598

Agende seu atendimento

Entre em contato com nosso canal de atendimento direto pelo WhatsApp