Laserterapia

Laserterapia

Categoria: Enfermagem especializada

Laserterapia ou Fotobiomodulação, amplamente utilizada no Brasil nas diversas áreas da saúde. A palavra laser é consagrada pelo uso e define fonte de luz Monocromática, ou seja, apresenta somente um comprimento de onda e uma única cor.

O processo de reparo tecidual é complexo e compreende alterações vasculares e celulares, proliferação epitelial e de fibroblastos, síntese e deposição de colágeno, produção de elastina e proteoglicanos, revascularização e contração da ferida.

Laserterapia estimula a atividade das células envolvidas na reparação tecidual: macrófagos, fibroblastos, queratinócitos, mastócitos e células endoteliais, fazendo com que o tecido lesionado reestabeleça o seu equilíbrio, recuperando a sua forma e função. Aplicada sobre feridas cutâneas é capaz de promover como principais efeitos fisiológicos resolução anti-inflamatória, neoangiogênese.

A terapia com laser de baixa potência (TLBP), terapia de bioestimulação, tem sido administrada com o objetivo de promover melhor resolução de processos inflamatórios, analgésicos,(redução da dor e o enrijecimento tanto na fase aguda como na fase crônica), evitar a ocorrência de edema, bem como, preservar tecidos e nervos adjacentes ao tecido lesionado.

No processo de recuperação pós-operatória e na prevenção de infecções cirúrgicas, redução da dor e edema, diminuindo significativamente uso de analgésicos. Além disso, o laser promove o aumento da circulação para uma cicatrização mais rápida, melhor formação de novos tecidos e cicatrização da ferida operatória.

Durante a aplicação é importante a utilização de óculos de proteção pelo paciente e profissionail, a emissão vermelha e infra-vermelha podem causar lesões na retina.


Luciane Barcelos Martins

Enfermeira Estomaterapeuta - COREN/RS 59598

Agende seu atendimento

Entre em contato com nosso canal de atendimento direto pelo WhatsApp